FAQ

Perguntas Frequentes

É o processo de gerenciar estrategicamente e racionalmente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais médico-hospitalares, medicamentos e outros materiais necessários ao perfeito funcionamento da unidade hospitalar de modo a preservar a vida e/ou restaurar a saúde dos clientes (pacientes)com ótima qualidade, custo baixo e retorno satisfatório para a instituição.

Não, é um serviço de apoio a gestão pública. Mesmo que fosse terceirização, ainda assim seria plenamente legal, pois a legislação pertinente plena liberdade ao setor público de terceirizar atividades meio de saúde, o que é caso do fornecimento de materiais e medicamentos. A lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990, diz que os municípios que tenham disponibilidades próprias insuficientes para a prestação de serviços de saúde, recorram à iniciativa privada para completá-las.

Não, obstante a CEMED tenha experiência na área através de metodologia e tecnologia desenvolvida em mais de 10 anos de atuação no mercado, as contratações são feitas através de licitação pública nos termos da lei 8666/93.

A CEMED faz a gestão do almoxarifado central de materiais médicos, medicamentos e materiais odontológicos, e os distribui para as UBS (Unidades Básicas de Saúde), P.A.s (Pronto Atendimentos) P.S.F (Unidades de Saùde da Família), P.S (Pronto Socorro), Hospitais e maternidades, quando existentes. Promove também a dispensação de medicamentos aos usuários, num sistema Just in time, ou seja, os materiais e medicamentos prescritos pelos médicos da rede de saúde são entregues ao paciente na quantidade, qualidade e tempo adequado.

Ao contrario, a partir da obrigação da contratada de manter os estoques sob sua responsabilidade, desonera o poder público dos custos e manutenção de estoques, os quais significam em media 3% do valor global do estoque.

Além disso, perdas, desperdícios, desvios, perda de validade e demais ônus na administração de materiais e medicamentos, passa a ser de responsabilidade exclusiva da contratada.

No total, estima-se que a prefeitura economize cerca de 25% do total de recursos despendidos, direta ou indiretamente na aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos decorrentes da adoção da nova sistemática.

Como o pagamento pelo poder público ocorre somente no ato da dispensação efetiva do medicamento ou material ao paciente, não existem formas de burlar o sistema, o qual fornece ainda relatórios periódicos de gastos que se traduzem na mais completa transparência do processo, facilitando a fiscalização pelos diversos segmentos da sociedade.

De nada adianta um excelente diagnóstico se não estiver acompanhado de medidas propedêuticas de medicação do paciente ou encaminhamento, quando for o caso, para cirurgias de emergência ou eletivas. O Just in time (JIT), é um sistema de administração que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata, neste caso é aplicado para reduzir estoques e os custos decorrentes.

Não, em cada implantação geram-se no município empregos diretos e inúmeros indiretos. Caso aja interesse do município, parte dos funcionários da área de saúde pode ser inserida no programa de recrutamento e seleção da contratada, excetuando-se as chefias.

Existem inúmeras vantagens diretas e indiretas:

1º O produto inclui uma revisão e realização de obras físicas na unidade de saúde de forma a adequá-la a exigência da ANVISA.

2º Serão colocados todos os equipamentos de armazenamento (bins, prateleiras, climatizadores), fechamento de áreas para dispensação de produtos controlados e toda infraestrutura de informática com computadores, servidores, terminais, linha telefônica, necessária ao processo.

Registra-se que, terminado o contrato, esses bens serão incorporados ao acervo municipal.

Sim, o projeto é Taylor Made, ou seja, é feito de acordo com a necessidade do cliente. Cada município possui características diferentes no que diz respeito à “morbidade”, taxa de mortalidade, peculiaridade quanto às potencialidades econômicas, fluxos turísticos etc. Para cada município é desenvolvido um projeto diferente.

Todos os produtos fornecidos atendem aos critérios de registro na ANVISA, boas praticas de fabricação e rígido controle de qualidade, além de todos os produtos serem identificados por código de barras com controle de lote e validade possibilitando a sua rastreabilidade.

Sim, estamos presentes em Itu e Votorantim e em breve em mais municípios.

Do ponto de vista da população local, as vantagens mais percebidas são a disponibilidade de medicamentos e materiais médico-hospitalares, além de uma distribuição rápida e segura o serviço oferece muitos benefícios como:

  • Aumenta a confiabilidade no acompanhamento e gestão administrativa dos processos relacionados com o setor de saúde.
  • Gera mais eficácia ás ações desenvolvidas.
  • Possibilita maior economia aos cofres públicos com a eliminação de desperdícios.
  • Garante a reposição permanente e segura dos estoques.
  • Armazena de forma segura os medicamentos e materiais.
  • Utiliza mecanismos de controle que possibilitam o rastreamento de cada produto.
  • Facilita a prestação de contas dos recursos recebidos pelo ente administrativo para custeio das suas finalidades da saúde.
  • Melhora a utilização de estoques.
  • Administra o cumprimento do orçamento.
  • Racionaliza fluxo de caixa.
  • Elimina perdas por vencimento.
  • Elimina extravios.
  • Gera economia/ reduz despesas.
  • Disponibiliza serviços especializados e customizados.
  • Aumenta a eficiência dos serviços oferecidos.
  • Informatiza todo o processo.
  • Utiliza código de barras desde o momento que recebe os produtos do fornecedor.
  • Otimiza controles e informações.
  • Realoca recursos por demanda.
  • Elimina investimento do contratante nas estruturas operacionais.
  • Desempenha atividades com mão de obra especializada.
  • Agiliza a substituição de recursos humanos.
  • Monitora a movimentação das unidades por câmeras, 24h por dia.
  • Faturamento só é realizado quando produtos são dispensados e aprovados pelo gestor do contrato.
  • Entrega á domicilio para idosos, acamados, e portadores de necessidades especiais.
  • Acaba com a falta de medicamentos e materiais médico hospitalares.
  • Cumpre mandados judiciais.
  • Elevação no nível de atendimento.
  • Padronização e organização de atendimento.
  • Receita eletrônica.
  • Agendamento de consultas.
  • Geração da ficha de atendimento dos pacientes.
  • Controle e organização de agenda de atendimento dos pacientes.
  • Controle dos medicamentos e diagnósticos.
  • Controle de atendimento nas farmácias.
  • Controle de atendimento por diagnósticos.
  • Agendamento de exames.
  • Agendamento de cirurgias.
  • Monitoramento do sistema e análise de informações gerenciais.
  • Consulta prescrição eletrônica.
  • Gestão de indicadores.
  • Integração com cartão nacional de saúde (SUS).

Adversidades

  • Sazonalidade – controle através de programa de previsão de demanda. Visualiza-se a alteração do consumo nos meses sequentes e, em função da informação são tomadas providências para que nenhum ponto tenha problemas de abastecimento.

Relatórios

Mais de 50 relatórios customizados e formatados de acordo com a necessidade do cliente.

O projeto de Gerenciar e abastecer as farmácias e almoxarifados da rede de saúde integram os serviços de tecnologia da informação, logística, recursos humanos e produtos.

A Cemed é uma empresa especializada em integrar soluções e serviços que envolvam o desenvolvimento da operacionalização de unidades públicas de saúde, no que tange a materiais e medicamentos. A mais de 10 anos desenvolve novas metodologias de logística e T.I., aplicadas a Operacionalização e Abastecimento de Almoxarifados e Farmácias da rede de saúde.

Inicialmente é realizado um completo diagnóstico das unidades de saúde do município, no que diz respeito às condições físicas, adaptabilidade aos regulamentos da ANVISA, mobiliário e equipamentos disponíveis, a situação do almoxarifado central, as unidades que realizam dispensação, bem como o recrutamento de seleção de pessoal técnico (farmacêutico auxiliares de enfermagem etc.).

A segunda etapa refere-se ao planejamento e execução das obras e providências necessárias ao início das operações. Essa etapa dura de 30 a 60 dias.

Esta implantação pode ser realizada por fases, de forma a iniciar-se pelo almoxarifado central, adequando e equipando-o para exercer as funções básicas de distribuição. A partir de então são implantadas paulatinamente as unidades de dispensação de acordo com o cronograma prévio fixado. É importante ressaltar que nas primeiras fases do processo existe um estoque pré-existente no município, o qual deverá ser distribuído e dispensado pela CEMED sem ônus para a prefeitura.

A partir de então o serviço passa a funcionar na sua plenitude, na gestão, fornecimento, distribuição e dispensação de materiais e medicamentos.

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